segunda-feira, 30 de março de 2009

A chuteira é de salto!

Quem disse que mulher não entende de futebol?


Não só entende como o melhor jogador brasileiro do mundo é uma mulher. Marta Vieira da Silva é vencedora da maior premiação da FIFA pela terceira vez consecutiva(2006/2007/2008). Seu futebol é completo: técnico, com uma velocidade impressionante, ginga de artista, jogo de corpo e finalizações que atingem a perfeição não devendo nada a nenhum homem e deixando muitos de queixo caído. Sua fama atingiu tamanha proporção que a alagoana pode desbancar o Rei Pelé.

O estádio alagoano Rei Pelé, mais conhecido como "Trapichão", por ficar localizado no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, pode mudar de nome e virar Rainha Marta em homenagem a jogadora conterrânea. A Assembléia Legislativa de Alagoas aprovou em segunda discussão, o projeto de lei que prevê a mudança do nome do Estádio. O projeto polêmico é de autoria do deputado estadual Temóteo Correia (DEM), que disse que a mudança do nome se faz necessária devido ao menosprezo, por parte de Pelé com o futebol alagoano. Mas se depender do governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB) a lei que trocaria o atual nome do principal palco de futebol alagoano, não sairá do papel, já que ele vetou a lei aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado (ALE), pois acha uma deselegância como rei do futebol, que tem seu nome no estádio desde 1970. A discussão é grande e a população dividida.

Porém, as mulheres não invadem o campo só com as chuteiras não. Os apitos, bandeirinhas e camisas de time são acessórios que, hoje, já fazem parte do figurino feminino, uma vez que cada vez mais mulheres vêm se interessando por futebol e andam freqüentando os estádios ou como torcedoras adoradoras de seu time ou como integrantes do time de profissionais que a cada competição fazem parte do espetáculo do futebol.

Neste mundo tão fechado e masculino do futebol as mulheres vêm crescendo e mostrando competência. Marta abriu as portas e olhares para o futebol feminino, que apesar de ser admirado, ainda é pouco reconhecido e valorizado sendo sujeito a muitos preconceitos. A bola não pode parar, pois o futebol vem acontecendo para as mulheres.


Por isso, calcem as chuteiras meninas! Com muito charme, ginga e bola no pé........

1 comentários:

Bruna C.R. disse...

como você mesma disse, infelizmente esses talentos femininos não são reconhecidos. Isso contradiz discursos atuais sobre igualdades do sexo. Assuntos como esse mostram que ainda há SIM machismo e preconceito contra mulher em diversos sentidos, inclusive no esporte.

BlogBlogs.Com.Br