segunda-feira, 16 de março de 2009

TI-TIA?!

A maxibag quer saber: Casar e ter filhos cabe na sua “bolsa” ou a profissão é mais importante?

O atual perfil da mulher melhor inserida no mercado de trabalho, em São Paulo, é aquela que não é casada e não possui filhos, conforme a pesquisa do departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e da fundação SEADE.


Desde 1857, as mulheres buscam mais intensamente por seus direitos no mercado, reivindicando por melhores condições de trabalho e de salário. No entanto, o desejo da realização profissional não era mais forte que o instinto maternal, sendo este, nos dias de hoje, esquecido ou adiado em virtude das próprias exigências e necessidades profissionais.

No início, a vontade de se estabelecer no mercado e atingir uma independência financeira era um poderoso argumento para se livrar do tão temido comentário de família: “Olha minha filha, desse jeito você vai acabar ficando pra titia”. Porém ao chegar nessa fase, a mulher muitas vezes se torna excessivamente independente e exigente, ao ponto de seus relacionamentos não durarem ou não acontecerem, devido a imaturidade amorosa.

Felizmente a questão é polêmica, pois o esteriótipo de “tipo de mulher” foi modificado oferecendo, a nós, mulheres, diferentes opções de escolha de vida, modo de pensar, de se relacionar..... .Independentemente da sua escolha, para a maxibag o importante é encher a bolsa de coisas boas, porque a realização deve estar dentro de cada uma de nós.



2 comentários:

Pâmela Alves disse...

Hoje as mulheres são mais independentes, mas acredito que nem por isso deixaram alguns costumes ou sonhos para trás. O bom hoje, em ser mulher, é que podemos escolher o caminho que vamos seguir, pelo menos aqui no Ocidente.

gabriela moser disse...

Acredito que atualmente as mulheres cada vez se parecem menos. Muitas ainda tem o sonho branco, sonho de se casar e ter uma família mesmo trabalhando. Mas é cada vez maior o número de mulheres que se foca no trabalho deixando de lado a vida a dois.

BlogBlogs.Com.Br