sexta-feira, 20 de março de 2009

Identidade FeMiNiNa...

Mulher é sinônimo de inúmeros estereótipos, dentre eles: vaidade, beleza, maternidade, responsabilidades domésticas, enfim, uma “espécie” diferente da do homem considerado mais prático e viril. Mas será que pelo fato de nascermos do sexo feminino, já adquirimos todas estas características?

Creio eu que não! Acredito que nossa identidade é construída socialmente, ou seja, é nosso meio de convivência, crenças e costumes, que direcionam certos aspectos e atitudes, à nós, MULHERES. Reparem:



  • Quando nascemos qual é a primeira coisa que nossos pais dizem? “A princesinha da família chegou” e logo nos enfeitam com roupas cheias de detalhes e mimos. Ah! Além do que , mal sabemos falar e fazer nossas escolhas, nossos pais furam nossas orelhas nos impondo já a uma certa dependência da vaidade, porque sejam sinceras meninas: Quem consegue sair de casa sem brinco e não se sentir quase nua?!


  • Nos primeiros anos de vida os brinquedos mais recebidos e almejados pela turminha de meninas são, em sua maioria, brinquedos relacionados a utensílios domésticos. Sem contar nas brincadeirinhas de mamãe e filhinho e de escolinha, o que nos remete para as grandes responsabilidades femininas: a maternidade e a atribuição à educação infantil.


  • A escola, por sua vez reforça algumas destas características, ditas femininas, no instante que ínsita meninas a brincarem e se vestirem delicadamente, e agirem como se fossem mocinhas.


  • Os meios de comunicação fazem com que a questão da aparência seja tão importante que quase se confunda com a personalidade da mulher, sendo decisivo na construção de sua identidade. Aliás, é essa fissura pelo corpo perfeito que muitas mulheres chegam a apresentar sintomas de anorexia e bulimia, doenças típicas desse consumismo excessivo da imagem.


Devemos então, ter consciência de como nossa identidade é, de maneira encantadora e sutil, construída, principalmente, pelos nossos pais com pequenos gestos e detalhes, para que assim possamos entender melhor toda a dinâmica de nossa sociedade e o significado de nosso papel nela, refletindo até que ponto ele deve ser mantido ou adaptado aos tipos de mulheres que vem se desenhando nos dias de hoje.




1 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, adorei esse texto...primeiro amei o blog no geral, né...mas o texto é muito legal,saber a origem desse padrão todo que nós mulheres temos que manter.
Ah, e só um comentário a parte: acho que fujo um pouquinho só desse padrão porque consigo sair de casa sem brinco, aliás não gosto de brincos....meio estranho, né...haha
parabéns pelo blog
bjos

BlogBlogs.Com.Br