O câncer de mama é a forma mais comum de câncer nas mulheres e também a segunda maior causa fatal de câncer, só perdendo para o câncer de pulmão. Para se ter um panorama geral da doença por estados, o INCA- Institudo Nacional do Câncer oferece dados estatísticos sobre o problema.
Este tipo de câncer ocorre quando as células da mama passam a se dividir de forma anormal,ou seja,de forma rápida e desordenadamente.A doença tende a se manifestar principalmente em mulheres acima dos 50,mas há outros fatores de risco, que podem levar ao aparecimento do câncer.
No entanto, é recomendado pelos médicos que toda mulher faça mensalmente o auto-exame,que conciste em tocar a região das mamas para verificar se não há nenhum nódulo e também fazer a mamografia, para mulheres acima dos 35 anos , já que este exame possibilita a detecção de lesões iniciais.
Para ajudar na conscientização o Instituto Brasileiro de Controle ao Câncer –IBCC que atua na prevenção,na diagnosticação e no tratamento de diferentes tipos de câncer há 41 anos trouxe para o Brasil,no ano de 1995, a campanha “ O Câncer no Alvo da Moda” em parceria com a empresa de confecções Hering.
O objetivo da campanha, que desde o início vem ganhando o apoio de artistas,empresas e da população em geral é fazer com que as mulheres reflitam sobre o tema e tomem a postura de se previnirem.
Uma outra iniciativa de estimular a mamografia parte da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo ,que no dia 30/05 realizará um multirão para promover o exame da mamografia.
Este tipo de câncer ocorre quando as células da mama passam a se dividir de forma anormal,ou seja,de forma rápida e desordenadamente.A doença tende a se manifestar principalmente em mulheres acima dos 50,mas há outros fatores de risco, que podem levar ao aparecimento do câncer.
No entanto, é recomendado pelos médicos que toda mulher faça mensalmente o auto-exame,que conciste em tocar a região das mamas para verificar se não há nenhum nódulo e também fazer a mamografia, para mulheres acima dos 35 anos , já que este exame possibilita a detecção de lesões iniciais.
Para ajudar na conscientização o Instituto Brasileiro de Controle ao Câncer –IBCC que atua na prevenção,na diagnosticação e no tratamento de diferentes tipos de câncer há 41 anos trouxe para o Brasil,no ano de 1995, a campanha “ O Câncer no Alvo da Moda” em parceria com a empresa de confecções Hering.
O objetivo da campanha, que desde o início vem ganhando o apoio de artistas,empresas e da população em geral é fazer com que as mulheres reflitam sobre o tema e tomem a postura de se previnirem.
Uma outra iniciativa de estimular a mamografia parte da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo ,que no dia 30/05 realizará um multirão para promover o exame da mamografia.
0 comentários:
Postar um comentário