terça-feira, 12 de maio de 2009

Mulher?


Você já parou para ver qual o significado da palavra mulher no dicionário?

Mulher: Feminino de homem. Esposa.

E o significado da palavra homem?

Homem: Ser humano do sexo masculino. Marido ou amante. Aquele que procede com madureza, que tem experiência do mundo. Aquele que possui em alto grau os distintivos da hombridade.

É possível notar diferenças na forma como cada palavra é explicada e atribuída de significados. Mulher é algo derivado do homem e possui um único papel, bem definido: o de esposa. Enquanto homem pode ser designado àquele que possui coragem, inteligência e responsabilidade de marido, mas que eventualmente, ele sim, pode ser amante.

Não seria esta uma representação machista do mundo em que sempre vivemos?

Vejamos:

Século 21

1) Apesar de uma forte presença de mulheres em todos os campos da sociedade, homens e mulheres ainda não pode ser considerados iguais perante muitos aspectos, principalmente, profissionalmente.

2) A liberdade sexual ainda restringi muito o sexo feminino quanto ao orgasmo, quanto a diversidade de parceiros e traições.

3) Mulher sinônimo de dona de casa, esposa exemplar e sexo frágil ainda persiste em nossa sociedade só que de maneira diferente e mais suave que antes. Apesar de todas as provas de competência mulheres ainda sofrem preconceitos em certas profissões por serem incapazes de as exercerem, pois são “frágeis”, não possuem muita força e tal. Ainda hoje as mulheres são as responsáveis pelos lares e educação dos filhos, independentemente se trabalham fora ou não elas têm a obrigação de cuidar e manter tudo (lar/ família e trabalho) em ordem.

4) Esportes radicais, como surf, skate, MotoCross ou esportes tipicamente masculinos como futebol, ainda são pouco praticados por mulheres. Porém as que praticam esses tipos de esportes se dão muito bem e mostram que podem atingir níveis iguais ou melhores que os homens.

5) Musicalmente, em bandas de rock e DJs, a presença de mulheres pode ser pouco notada, mas vem crescendo em diversos domínios, vocal, guitarra, batera mostrando a diversidade e capacidade do sexo feminino.

6) E a sexualidade explicita transformou a mulher em objeto sexual.

Deve-se refletir e discutir sobre a MULHER e seu papel em diversos campos da sociedade e perceber como, mesmo nos dias de hoje, o mundo tende a ser um pouco mais machista do que feminista. Valorizar o profissional e o ser humano independente do sexo deve ser o ponto primordial em qualquer hora e lugar.

1 comentários:

Anônimo disse...

O significado de homem descrito no post nada tem a ver com a cultura machista, e sim quando a palavra homem é usada como adjetivo: "Aquele moço é muito homem". Daí os significados adjuntos.

Sobrou crítica e faltou percepção. Ou um pouco de estudo e pesquisa.

BlogBlogs.Com.Br