segunda-feira, 11 de maio de 2009

Do sonho a realidade

Qualquer dia comemoratico,seja Dias dos pais,dos Namorados,da Avó,da Mãe etc..... provoca na sociedade uma grande agitação em virtude dos presentes,da ocasião, da comemoração e também da reflexão que se faz sobre essas "figuras"que estão presentes na vida de cada um.


No último dia 10 de maio foi comemorado o dia das Mães e em virtude disso inúmeros programas realizaram homenagens,contaram histórias da vida de mães famosas,filhos gravaram vídeos com declaração e disponibilizaram em programas, como o fantático,no entanto, entre todas as emissoras a que conseguiu fazer uma reflexão mais abrangente e pertinente do tema Mãe foi a a Tv Cultura, ao exibir o documentário "Meninas" da diretora Sandra Werneck ,que trata da maternidade precoce no Brasil.


Refletir sobre a amplitude de ser mãe é importante,pois podemos nos deparar com uma infinidade de sub-temas. Gravidez na adolescência é um deles.Como meninas de 15,16 17 e 18 lidam com a notícia de estarem esperando uma outra criança?De que forma os pais reagem?Quais os riscos que a mãe e o bebê podem enfrentar?


Geralmente,os casos de gravidez em meninas dessa faixa etária não são planejados e ocorrem por diversos fatores como: a falta de informação,de diálogo com os pais,o desejo,sem responsabilidade de ser mãe,a falta de preservativos entre outros .

Estamos em pleno século XXI e falar em falta de informação parece soar um pouco estranho,mas é bastante comum garotas não saberem que contraceptivo escolher e de que forma usar.Diante dos dados repensar o pael da mídia no exagero de erotização em alguns programas e no papel do Estado e da sociedade como um todo,escolas,igrejas,instituições não governamentais é essencial para revertermos esse quadro que nem sempre acaba com final feliz ,como nas novelas.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br